Trigo de Origem – Linha do Tempo

Pão Artesanal de Fermentação Natural – Avant Première Curso Lucca Café
dezembro 16, 2018
Trigo de Origem – O Inicio
agosto 5, 2019

Os passos estão registrados em nosso blog e a melhor cronologia é:

1- Wheat Hunting – Moageira Irati Paraná
2- Wheat Hunting – em busca do trigo de origem
3- Wheat Hunting – em busca do cultivar de trigo ideal

Começo explicando que o termo wheat hunting ( wh) foi inspirado no coffee hunting , já consolidado mundialmente. A caçadora de café , Georgia e de trigo, Eduardo compõe, ambos, a alma do Lucca cafés especiais e fazem desta instituição Curitibana um ícone global.
O padeiro Edu saiu à caça logo após a estreia da padaria em agosto de 2017. O esconderijo do tal trigo só poderia estar por perto, afinal estamos no Paraná, campeão nacional de produção e qualidade do cereal rei.

Conspirações acontecem e um dos principais empresários do setor, Marcelo Vosnika, ao ouvir a ideia do trigo de origem aderiu de cara. Os testes com as farinhas em estoque começaram. E aí o resultado do garimpo apareceu. A semente “sossego”, nome genial, da gaúcha Biorigem deu conta do recado.
Nesta etapa incorpora-se ao projeto Divanildo Junior, um pernambucano que simplesmente domina o tema: trigo do campo à mesa.O segundo semestre de 2018 foi dedicado à viabilização operacional da inédita e rara descoberta. E assim se deu.
Agricultores próximos ao Moinho Irati entraram com entusiasmo. A cadeia estava com seus elos ligados. Sementeira com avançadas técnicas biotecnológicas, agricultores competentes, moinho com time técnico ultra competente e Eduardo, sem dúvida um dos expoentes no mundo da nova panificação artesanal.

Milagre? Talvez. Trabalho insano? Muito!

O caminho percorrido para encontrar a farinha de trigo ideal, oriunda de semente 100% nacional e que suportasse a hidratação e longa fermentação dos pães sourdough, ou levain, ou massa madre já é longo.

Os comentários estão encerrados.