Coffee Hunting – Rio Brilhante / Café da Camila 2018

Coffee Hunting – Coopfam – Machado 2018
dezembro 5, 2018

Acabamos de lançar um projeto que começou em julho deste ano. Nossa barista Camila junto com o time da fazenda Rio Brilhante criou um lote de café do zero, o qual foi batizado de Café da Camila.

Camila passou um tempo na fazenda Rio Brilhante aprendendo sobre produção de cafés e surgiu a idéia de fazer um lote assinado pela barista. Juntando conhecimento adquirido no Lucca e a experiência de Fellipe Pacheco (coffee maker da Rio Brilhante), eles criaram esse lote.

A variedade escolhida foi um Topázio que estava no ponto ideal de maturação, depois da colheita seletiva, o café passou por duas fermentações. A primeira foi a maceração carbônica, na qual a cereja inteira fermentou com a casca em um ambiedte fechado sem oxigênio. Em seguida a cereja foi descascada e fermentada novamente com a polpa. Só então o café foi lavado e seco em terreiro suspenso. Esse processo fermentativo longo proporcionou ao café sabor de frutas amarelas, doçura muito intensa, acidez málica e corpo aveludado.

O lançamento do café foi no Lucca em Curitiba com a presença de Noé Rodrigues e Érika Urban Rodrigues, da Fazenda Rio Brilhante. Noé comanda a produção da Fazenda e Érica atua na parte administrativa e coordena os programas e ações sociais da fazenda.

Érica falou das ações que a empresa promove, e que o lançamento deste café autoral significa muito para a Fazenda Rio Brilhante, pois estende a ação para uma região próxima a dos seus clientes finais, os seus já conhecidos apreciadores de cafés especiais de Curitiba.

Noé contou que este lote teve um empenho especial da equipe de produção da fazenda, pois todos ficaram envolvidos com a proposta de ajudar uma instituição de caridade junto aos consumidores finais. A Fazenda Rio Brilhante é uma das maiores produtoras de cafés finos do Brasil, uma das protagonistas da Região do Cerrado Mineiro, e uma das mais premiadas em concursos de qualidade da região. O Lucca se sente honrado com a disposição de um produtor tão importante, despender seu tempo e recurso para uma ação tão singela.

Escolhemos para participar do projeto a ONG ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças), uma instituição que trabalha em prol das pessoas portadoras de deficiência. Decidimos ajudar a ASID doando para eles o lucro arrecadado com a venda do Café da Camila.

o Café se encontra a venda na loja do Lucca em Curitiba e também na loja virtual. Compre e ajude a ONG ASID a diminuir as desigualdades deste mundo!

Camila fez seu café autoral, desta vez com Felipe, coffee maker da Fazenda Rio Brilhante. O Café foi doado para o lucro ser revertido a uma instituição de caridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *