Coffee Hunting – Ficafé 2018

Wheat Hunting – Em Busca do Cultivar de Trigo Ideal
outubro 15, 2018
Concurso Qualidade Café Paraná 2018
outubro 25, 2018

Todos os anos, em Jacarezinho, na Ficafé - Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, acontece o Concurso Sabores do Norte Pioneiro. Este ano na sexta edição. A Ficafé sempre foi um destino para o coffee hunting do Lucca.

O Lucca comprou do produtor Francisco Barbosa Lima, do Sítio Fortaleza, o microlote primeiro colocado do concurso, na categoria Cereja Descascado. O microlote é da variedade Arára, não muito conhecida, nem muito cultivada ainda. O fato curioso, é que esta variedade surgiu de um cruzamento espontâneo, de cafés Obatã Vermelho, com Icatu Amarelo. Foi no sítio Fortaleza, o próprio Barbosa, que sempre trabalhou com café e atualmente é pesquisador do IAPAR, percebeu o cruzamento. Achou que poderia ser a ocorrência de um novo cultivar. Assim, esperou algum tempo para confirmação e na quarta geração do cultivar, encaminhou sementes para o IAC, Instituto Agronômico de Campinas, IAPAR, Instituto Agronômico do Paraná e para a Fundação Procafé em Varginha, que são os mais importantes centros de desenvolvimento e pesquisa de novas variedades de café. A Fundação Procafé deu continuidade ao processo de seleção e em 2010 lançou o novo cultivar Arara. É um café de fruto amarelo, sabor intrigante e campeão do concurso da FICAFÉ deste ano!

O Sítio Fortaleza fica no município de Japira, no Norte Pioneiro do Paraná. Acima imagens do café sendo seco no terreiro. Parte do processo foi a céu aberto, parte em terreiro coberto. Abaixo o cultivar Arara maduro.< /h4>

O Lucca garimpou o primeiro lugar do concurso de qualidade de cafés especiais da FICAFÉ – Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná. Foi o lote produzido por Francisco Barbosa Lima do Sítio Fortaleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *