Coffee Hunting – Coopfam – Machado 2018

Gabriela da Fazenda Dois Irmãos visita o Lucca
novembro 29, 2018
Coffee Hunting – Rio Brilhante / Café da Camila 2018
dezembro 5, 2018

Coopfam é a Cooperativa dos Produtores dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região. É uma cooperativa que acredita na agricultura familiar, sustentável, orgânica e solidária e no comércio justo. A Coopfam lançou a Cadeia do Bem. Uma cadeia consciente de ações que transformam ideias, mentalidades, pessoas, vidas, comunidades, relações de produção e consumo. Para garantir sustentabilidade, qualidade de vida, rendimentos justos para todos.

A Coopfam organiza anualmente um concurso de qualidade dos cafés dos produtores da cooperativa. O evento aconteceu no Instituto tecnológico de Machado, com orientação do Prof. Leandro Paiva. Camila foi provadora do concurso, e aproveitou para explorar duas fazendas de produtores da região, com produção orgânica guiados pelo pessoal da Coopfam, uma cooperativa que faz um trabalho muito legal de suporte a pequenos produtores dando ênfase em sustentabilidade.

A visita começou no Sítio Ilha da Figueira, onde mora Dayany, a proprietária. Ela nos mostrou sua lavoura e explicou sobre o manejo orgânico que utiliza e diz com muito orgulho que desde que começou essas práticas, a qualidade do café e produtividade da lavoura aumentaram. "Mas isso não vem com pouco esforço, é preciso muito conhecimento e dedicação para se ter um bom resultado na lavoura orgânica", conta Dayany.

Depois de estradas cheia de curvas e vistas incríveis, chegamos ao Sítio Barba Negra, uma propriedade pequena onde a família de Paulo trabalha toda unida. Em meio ao cafezal há árvores centenárias que fazem sombra nos pés de café protegendo-os do sol, Paulo conta que isso ajuda no desenvolvimento da planta e na qualidade da bebida.

A viagem, além de poder provar cafés maravilhosos, conhecer pessoas muito legais, conhecer uma região do Sul de Minas lindíssima, foi também proveitosa para comprar alguns microlotes do concurso, para compartilhar com nossos clientes apreciadores.

Camila esteve em Machado MG no Instituto Tecnológico, do Departamento de Cafés do Prof. Leandro Paiva, como provadora nos concursos da Coopfam e nas eliminatórias do Coffee of the Year da SIC 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *