Wheat Hunting – Moageira Irati – Paraná

Coffee Hunting – Norte Pioneiro do Paraná – Fazenda Pilar
julho 16, 2018
Café Autoral Cerrado Mineiro 2018 – Parte I – O Convite
julho 16, 2018

Eduardo Freire, visitou a Moageira Irati, capitaneada por Marcelo Vosnika, CEO da empresa, que tem como objetivo atender a demanda de farinhas especiais para nicho de panificação de fermentação lenta, natural e de alta hidratação. Exatamente para atender o movimento de panificação que teve início em São Francisco, e onde Eduardo teve oportunidade de aprender

Acima Eduardo se reune com Marcelo e Juliana Vosnika, Ivo Chaves, gerente comercial e o agrônomo da moageira que atua junto com os produtores de trigo parceiros.

A Moageira Irati é um dos poucos moinhos que tem condições de ter uma linha de farinhas especiais, muito diferente do que se entende como farinhas comerciais de baixa qualidade e de produção massificada. A Moageira Irati há vários anos, trabalha junto a uma série de produtores regionais, fazendo o que chamam de "Originação" do trigo. Ou seja, a moageira fornece as sementes de variedades escolhidas para cada produtor, que entrega a produção e é recebida de forma criteriosa pelo moinho evitando que se misture com outros lotes. Assim a Moageira consegue lotes de trigo de mesma variedade e do mesmo produtor. É o mesmo conceito que a certificação de processos faz no setor de cafés especiais, que tem a origem do café uma conotação de grande importância..

Eduardo se reuniu com Tatiane Martins, supervisora de qualidade da Moageira Irati, que determina os processos de moagem do trigo e elaboração das farinhas. Eduardo e Tatiane vão trabalhar juntos para prospectar "terroirs" e variedades de trigos, que garantam atributos requeridos nas farinhas para panificação de fermentação lenta e de alta hidratação.

A aproximação de um padeiro que adota o conceito de fermentação natural “sourdough” com um moinho brasileiro é inédita! Este intercâmbio pode ser o início de um grande movimento na busca de farinhas brasileiras adequadas à panificação de vanguarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *