Produtor: as 4 chaves para o sucesso na agricultura.

Jorge Ricardo da Fazenda Sumidouro de Piatã
fevereiro 27, 2017
Rio Brilhante x Lucca – Exercitando a 4º Onda do Café
abril 8, 2017

Como agricultores da quarta geração, tivemos que alinhar a tradição com as demandas do mercado atual. Então nós percebemos que só produzir um bom café não é suficiente.

Nossa fazenda, São Luiz, está no localizada no Cerrado Mineiro, Brasil. Miguel Veloso, meu bisavô, foi o primeiro da nossa família a trabalhar na agricultura. E meu avô, Manoel Veloso dos Reis, fundou a primeira cooperativa agrícola de nossa cidade, além de implantar irrigação por gotejamento e trabalhar com cafés despolpados - um pioneiro local.Hoje, precisamos continuar inovando. Aqui estão quatro elementos que acreditamos ser a chave para o sucesso.

1.Estratégia

Nós sempre produzimos café de qualidade, mas só recentemente percebemos que poderíamos obter diferenciação comercial. Vimos que precisávamos posicionar-nos no mercado de forma mais estratégica. E a recente tendência para cafés especiais nos permitiu inovar. Criamos um Plano de Desenvolvimento, Modelo de Negócio e Estratégia de Marca. Definimos nossa visão, estabelecemos nosso propósito e delineamos nossos valores. Isso nos permitiu agir com mais posicionamento. Também sabíamos que tínhamos que agregar mais valor ao nosso produto. Fizemos isso desenvolvendo nossa identidade visual. Compreender a nossa marca, bem como o mercado que vendemos é importante para qualquer fazenda.

2.Tecnologia

Nossa região é caracterizada pela produção em larga escala. E isso torna a inovação tecnológica necessária se quisermos cafés de alta qualidade que também sejam rentáveis. Nossa fazenda sempre procurou por melhores tecnologias. Nossa colheita é 100% mecanizada favorecida pelo relevo plano predominante nas nossas áreas. Priorizamos a colheita da maior parte dos nossos cafés no estágio de cereja (maduro) através do planejamento de tempo e maquinário para obtermos maior eficiência neste processo. Usamos a irrigação por gotejamento, reduzindo o desperdício de água. Realizamos o mapeamento anual de qualidade, então sabemos de qual talhão na fazenda vem o melhor café. Temos um campo de variedades experimentais. Convidamos os fabricantes a testar novos produtos agrícolas e máquinas conosco, para que possamos estar na vanguarda da agricultura. E também implantamos um software integrado (ERP) que permite o controle de custos e dos processos administrativos. Priorizar a inovação desta forma é caro, mas também garante alta produtividade e café de boa qualidade, o que a longo prazo nós torna financeiramente sustentáveis. Examine as operações da sua fazenda: a tecnologia pode ajudar você a cortar custos? Melhorar a qualidade? Você sabe identificar seus melhores cafés?

3.Colaboradores

A tecnologia é importante, assim como nossos colaboradores. Hoje, somos 28 na equipe. Alguns da época do meu avô. Meu pai, Fausto do Espírito Santo Velloso, tem uma estreita relação com os mais antigos. São seus amigos de infância e seus filhos são seus afilhados. Nos fins de semana, encontra-os para conversar, não sobre trabalho, além de comparecer nos eventos familiares. Consideramos este um valor único - importante para garantir a qualidade da colheita. Significa que todos os que trabalham na nossa fazenda estão motivados. Eles acreditam na fazenda São Luiz e no que ela representa. Mas também sabemos que uma boa equipe não se forma só com bons relacionamentos, precisa de investimento contínuo. Realizamos workshops e treinamentos. Prestamos atenção ao funcionamento da nossa equipe. Nós nos esforçamos para criar valores e qualidade de vida - baseado nas necessidades passadas por nossos colaboradores. Temos como iniciativa projetos de workshops de engajamento e capacitação dos gestores e colaboradores. Realizamos melhorias na formação da equipe, para integrar e ampliar o conhecimento gerando valor pessoal. E também desenvolvemos um projeto com foco na qualidade de vida dos funcionários, juntamente coma implantação de um plano de benéficos de acordo com as necessidades manifestadas por eles. Preste atenção ao seu pessoal. Eles estão motivados? Precisam de algum apoio?

4.Parcerias

Não é apenas com nossa equipe quem as relações são importantes - são também os nossos parceiros externos. O SEBRAE, uma entidade privada sem fins lucrativos, é um dos nossos parceiros mais importantes. É um agente de promoção de treinamento e desenvolvimento, criado para apoiar pequenas empresas em todo o país. Possui um projeto denominado Educampo idealizado como modelo de assistência gerencial e tecnológica intensiva em propriedades rurais. A Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro é outro importante parceiro. A Federação é uma organização sem fins lucrativos, organizada e estruturada por associações de produtores e cooperativas para promover e representar a origem, a região e os produtores através da Denominação de Origem. Essas parcerias nos apoiam. E por pertencer à Federação do Cerrado Mineiro, apoiamos outros produtores próximos. Procure por parcerias que oferecem os mesmos benefícios para a sua fazenda. Nossa história na agricultura passou de pai para filho, por quatro gerações. Herdamos uma compreensão de seu valor. Mas sabemos que o empreendedorismo, a inovação e a busca incessante de qualidade também são importantes para o sucesso.

por Ana Cecília Velloso do Grupo São Luiz Estate Coffees

Texto original escrito por Ana Cecíla Velloso* para o blog Spudge .

*Ana Cecília é produtora no Cerrado Mineiro e apaixonada por café. A família Velloso produz cafés a mais de 100 anos e em 1998 começou uma nona história através da São Luiz Estate Coffees.

http://www.saoluizestate.com.br

1 Comentário

  1. Olá, Tudo bem Gostei muito do seu post e seu Blog, Parabéns pela iniciativa, gostaria de fazer uma parceria tem como?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *