Fergap Roasting Control System

Coffee Skills Program – Cursos com Certificação internacional SCA
março 12, 2018

DESENVOLVIMENTO

Fernando Gappmayer Biscaia, é um velho amigo, com experiência de mais de 15 anos no segmento de café, foi engenheiro mecânico da empresa Probat Leogap por mais de 10 anos. Fernando é neto do fundador da empresa Leogap, e sempre teve no sangue o amor pelos equipamentos utilizados para torra de café. Atualmente possue a empresa chamada FERGAP, que busca oferecer soluções de tecnologia integrada com a operação, dos processos de seus clientes.

A necessidade do desenvolvimento do Control Roaster FERGAP surgiu em uma conversa com Georgia no Lucca Cafés Especiais, no final do ano de 2014. Georgia estava buscando uma maneira de registrar as suas curvas de torra para replicar com mais precisão. Georgia não havia encontrado uma que se adequa a suas expectativas, que era manter o controle da torra registrando a evolução em um gráfico de fácil entendimento e operação.

Fernando se propôs a pesquisar, e após algumas semanas de buscas, encontramos o software Artisan que apresentava uma possibilidade de utilizações para controle de torra que atendia a demanda. Faltava construir a comunicação entre torrador e software. Após dois anos de desenvolvimento, no dia 20/10/2016 o sistema foi instalado no Lucca Cafés Especiais em Curitiba, no torrador Probatone 5. Por sinal, o Lucca foi o primeiro cliente a adquirir o Probatone 5 produzido no Brasil, com a tecnologia Alemã Probat. Sempre o Lucca esteve na vanguarda, em de equipamentos, tecnologia e qualidade.

Foi definido que para facilitar a comunicação, deveria existir uma comunicação Bluetooth entre Torrador Probatone 5 e Control Roaster FERGAP, sendo registrado no software Artisan. O motivo da escolha do software Artisan foi que os desenvolvedores, são pessoas que possuem muito conhecimento de torra e também são apaixonados pelo café, como nós. Assim foi possível integrar as soluções.

O sistema foi entregue para inicio de operação como protótipo e ficou em análise durante um ano antes do seu lançamento para o mercado. Foi incluído no sistema, controles adicionais para facilitar as decisões para os mestres de torra, como o registro da pressão do gás no gráfico de torra.

INSTALAÇÃO

- O torrador deve possuir um termopar para enviar o sinal de temperatura para o ControlRoasterFERGAP; (Caso não tenha, pode ser fornecido e instalado)
- Tomada 110V ou 220V para fornecer energia a caixa de comunicação;
- Computador com bluetooth para registrar as curvas de torra;
- Instalar o software Artisan.
- Opcional – medidor de vazão

APLICAÇÃO

- Pode ser instalado em qualquer marca de torrador
- Para torradores de amostras
- Para torradores de lojas
- Para torradores de industrias

FUNCIONAMENTO:

- Para inicio de operação é necessário ligar o sistema na energia, abrir o software no computador que irá registrar a torra, parear o bluetooth para comunicação e realizar a torra conforme você sempre fez.
- O software entende que você largou o café para o torrador e a única operação necessária no final é finalizar a operação de registro para poder analisar a curva de torra e salvar em seu banco dados. Não é necessário estar conectado a internet para operação do sistema.

O sistema reconhece o início do ciclo quando o café verde entra no cilindro. A curva de torra começa a ser registrada a cada 3 segundos.

O sistema mostra o ponto de temperatura mais baixa, ou seja, o ponto de equilíbrio de temperatura da massa. A partir deste ponto começa a fase de secagem do grão. O pontilhado azul indica a tendência da curva, que serve de orientação ao operador, para aumentar ou diminuir a potencia do queimador.

A faixa verde representa a fase de secagem do grão. O sistema permite a indicação de pontos chaves da curva (tempo e temperatura) de uma torra de referencia, que servem como "targets"da curva

A curva inferior em azul, é a representação do ganho de temperatura da massa por minuto. A curva azul clara é a curva de referência..

A área amarela representa a reação de Maylard, ou seja a fase de caramellização. Na parte superior da tela, o sistema indica tempo e percentual ta torra em relação ao ciclo total.

A faixa cinza representa o desenvolvimento da torra, ou seja o intervalo entre o primeiro e o segundo crack. No final do ciclo, após o "drop" a curva fica congelada para ser salva no computador.

A linha vermelha na parte de baixo do gráfico,mostra a temperatura do ar na saída. Para ter esta marcação é necessária a instalação de um segundo termopar. Esta caso a temperatura não estava sendo registrada.

VANTAGENS TÉCNICAS

- Sistema simples de ser instalado
- Comunicação Bluetooth
- Software sem custo de renovação
- Banco de dados é do cliente
- Para novas torras pode ser utilizado como pano de fundo uma torra já realizada
- Cursor de direcionamento da torra caso mantenha as características de temperatura, além de cada fase.
- Relatório para cada torra, com dados complementares de testes sensoriais
- Comparativo entre torras no formato relatório

O sistema de controle de torra digital Fergap foi criado e desenvolvido em conjunto, pelo engenheiro Fernando Biscaia e Georgia, para atender as demandas da nossa mestre de torra. Veja como tudo aconteceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *