Coffee Skills Program – Cursos com Certificação internacional SCA

Criatura da Georgia – Um café feito sob medida!
Março 11, 2018
Fergap Roasting Control System
Abril 2, 2018

O programa Educacional da SCA - Specialty Coffee Association, há muitos anos forma baristas no mundo inteiro, na áreas de espresso e cappuccino, o que se chama de Barista Skills, cafés filtrados e outros métodos de preparo o Brewing, Análise Sensorial- Sensory Skills, Torra - Roasting e Green Coffee Buyer. Cada ramo de habilidades tem três níveis, Fundamental, Intermediário e Profissional. Todas as áreas de especialidade são antecedidas pelo módulo de Introdução ao Café - Introduction to Coffee. O programa é muito bem estruturado, e permite total aproveitamento aos baristas que seguirem a sequência. Veja mais detalhadamente a descrição do programa acessando o link Programa de Certificação Internacional SCA

O Lucca já formou milhares de baristas ao longo de mais de 15 anos de atuação no mercado. No final do ano passado, a BSCA - Associação Brasileira de Cafés Especiais formatou um acordo com a SCA - Specialty Coffee Association, que é a entidade mundial do barismo e permitiu que os cursos certificados SCA fossem ministrados no Brasil por entidades parceiras. Hoje o Lucca tem um laboratório totalmente equipado para acolher todos os cursos certificados SCA, com quatro instrutores habilitados, que são chamados de AST`s ou seja, Authorized SCA Instructors, pra dar cursos nas áreas de Barista Skills, Brewing, Sensory Skills e Roasting.

Foi realizado o primeiro Curso de Torra Fundamental, ministrado pela nossa AST Georgia, com turma lotada de oito alunos, dos quatro cantos do país: Fortaleza/CE, Ribeirão Preto/SP, Curitiba/PR, União da Vitória/PR e Florianópolis/SC. Isto mostra uma importante tendência dos profissionais estarem buscando formação técnica de alto nível com reconhecimento mundial.

O Curso de Torra Fundamental (Roasting Foundation) abrange aspectos excenciais para a formação de um mestre de torra. Nas fotos aparecem os alunos recebendo a parte teórica no formato mundial SCA. Veja mais informações no curso de torra no link Curso de Torra Fundamental

Para o Curso de Torra Fundamental é necessário o Curso de Introdução aos Cafés, que faz parte do programa da SCA. Pois conhecimento dos conceitos básicos de café são imprescindíveis. Outro ponto importante é que os alunos tenham domínio da prova de café, que se refere ao Curso Análise Sensorial (Sensory Skills), pois todas as torras que os alunos fazem no curso são avaliadas sensorialmente num cupping.

Vários pontos de torra são executados no curso. Cada grupo de alunos torra um tipo de café com diversas curvas e pontos de torra. A avaliação sensorial é feita no escuro para a tonalidade do café não interferir no julgamento. A luz vermelha é a mesma usada em laboratórios fotográficos antigos, pois a cor vermelha de baixa freqüência não permite a identificação de outras cores.

Abaixo a turma do Curso de Torra Fundamental SCA para uma foto de fim de curso no escuro e na luz natural.

O Coffee Skills Program da SCA – Specialty Coffee Association, é um programa de cursos pars formação completa do barista. São cinco especialidades – Barista (espresso e bebidas co leite), Brewing (cafés filtrados), Sensory Skills, Roasting e Green Coffee – oferecidas em três níveis – Fundamental, Intermediário e Profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *