Coffee Hunting – Norte Pioneiro do Paraná – Fazenda Pilar

Fergap Roasting Control System
abril 2, 2018
Wheat Hunting – Moageira Irati – Paraná
julho 16, 2018

Este ano foram vários lotes que romperam paradigmas no que se refere a processos de pós colheita convencionais. A fermentação ganhou terreno, não só para a função de desmucilamento, mas para agregar atributos sensoriais aos lotes.

Os lotes foram desde o início colhidos de forma adequada, para haver uma segregação mais precisa nas variedades e na maturação, Possibilitando a separação de lotes com vocação para processos naturais e para descascados. Os descascados foram o foco desta safra, sendo preparados com processos alternativos de fermentação para melhorar a qualidade da bebida,

A fermentação, até poucos anos atrás, era utilizada apenas para desmobilar, ou seja soltar mais rapidamente a polpa, ou mucilagem do grão, para uma secagem mais eficiente e segura no terreirão. Ma o nosso parceiro e amigo Marco cravo, aprendeu que a fermentação além de melhorar a condição de secagem, também interfere no grão alterando atributos de qualidade.. Este ano teremos vários lotes fermentados, com sabores inusitados. Por isso o termo "Criaturas"para estes lotes tão fora do convencional, para a realidade do Norte Pioneiro do Paraná..

Começa o período de garimpo dos melhores cafés do Brasil. Agora é o início do aparecimento dos lotes da safra 2017-2018. Estivemos na Fazenda Pilar para acompanhar os processos e provar os primeiros lotes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *