Coffee Hunting – Espírito Santo – Zuccon

Campeonato Brasileiro de Brewers 2017
junho 20, 2017
Coffee Hunting – Alto do Caparaó – Fazenda Forquilha do Rio
julho 9, 2017

Quem frequenta o Lucca há mais de um ano sabe que somos fãs da Fazenda Santa Clara. Por aqui já passaram 7 microlotes diferentes provenientes da propriedade: três de 2015 e quatro de 2016 - esses carinhosamente apelidados de Súper Branco, Chocolate, Olimpíadas e Geórgia. Esse último ganhou o nome da proprietária do Lucca que escolhe a dedo seus lotes todo ano.

Situada nas Montanhas do Espírito Santo, a Fazenda Santa Clara foi comandada por Edmar e Ivone Zuccon por muitos anos. A habilidade, dedicação e paixão do casal pelo café mostram o resultado impecável a xícara. Seu filho Bruno está seguindo o caminho dos pais, trabalha com a família, estuda agronomia e adquiriu o título de Q-grader.

lucca-espirito-santo-cafe-especial-zuccon

tEsse ano a família Zucon decidiu diminuir a área da fazenda e se concentrar mais em qualidade. Eles são experientes em processos de beneficiamento no pós colheita, como a dupla fermentação, que resulta e cafés de alta complexidade e melhor qualidade sensorial. Eles trabalham com colheita manual seletiva e Ivone comanda um grupo de mulheres muito habilidosas na colheita, algumas com mais de 10 anos de experiência. Cada detalhe da fazenda é planejado e feito com muito capricho.

No início de 2017, Edmar decidiu reduzir a área da fazenda, eles ficaram com uma propriedade menos chamada de Fazenda Marapé.

Na nova propriedade, foi construído uma nova central de beneficiamento, toda ela planejada e calculada por Edmar. A intenção é processar o café de maneira ecológica e sustentável, com baixíssimo consumo de água e reaproveitando todos os resíduos. Diminuindo o volume da produção, eles podem se preocupar mais em produzir de lotes de alta qualidade. Eles estimam que 80% da produção total seja de cafés especiais - muito acima da média no país.

Aproveitando a vista à região do Alto Caparaó onde aconteceu o Campeonato Brasileiro de Aeropress, Camila e Carolina fizeram mais uma visita para os amigos Edmar e Yvone Zuccon, em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *