CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL SCA



SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE CURSOS SCA - SPECIALTY COFFEE ASSOCIATION



AS INSTITUIÇÕES

1-sca-bsca-lucca

SPECIALTY COFFEE ASSOCIATION

A SCA - Specialty Coffee Association é uma organização sem fins lucrativos que representa milhares de profissionais do setor de cafés especiais, de produtores à baristas do mundo inteiro. A SCA surgiu da fusão da SCAA - Special Coffee Association of America e SCAE - Specialty Coffee Association of Europe. A SCA mantém o COFFEE SKILLS PROGRAM, que oferece educação e treinamento para cada estágio da carreira dos profissionais do setor.

2-bsca-lucca-sca

BSCA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CAFÉS ESPECIAIS

A BSCA - Associação Brasileira de Cafés Especiais mantém um convênio com a SCA para aplicação do programa educacional COFFEE SKILLS PROGRAM no Brasil, através de empresas associadas.

5-lucca-sca-bsca

LUCCA CAFÉS ESPECIAIS

O LUCCA, como empresa associada a BSCA, teve oportunidade de certificar o laboratório dentro das exigências da SCA para ministrar os cursos da SCA. O Luccalab também tem seus instrutores certificados com o AST- Authorized SCA Trainers. Assim sendo O Luccalab tem seu laboratório e instrutores certificados pela SCA para ministrar os cursos oficiais do COFFEE SKILLS PROGRAM

O PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO

O COFFEE SKILLS PROGRAM consiste em seis diferentes módulos:
-INTRODUCTION TO COFFEE / INTRODUÇÃO AOS CAFÉS
-BARISTA SKILLS / BARISTA
-BREWING / CAFÉS FILTRADOS
-GREEN COFFEE / CAFÉ VERDE
-ROASTING / TORRA -SENSORTYSKILLS / ANÁLISE SENSORIAL

Cada um dos módulos é oferecido em três níveis, cada um deles conta um determinado número de pontos. Quando o aluno atinge 100 pontos, é contemplado com o SCA COFFEE SKILLS DIPLOMA.

Quando o aluno cursa cada um dos níveis (Fundamental, Intermediário ou Profissional) dos módulos oferecidos (Barista, Brewing, Sensory Skills e Torra) bem como o Introduction to Coffee, recebe o Certificado SCA correspondente.

Veja o diagrama abaixo para entender melhor:

OS CURSOS

INTRODUÇÃO AOS CAFÉS ESPECIAIS



Trata da jornada do café desde suas origens na Etiópia até se tornar a maior commodity da atualidade. Desde a produção, beneficiamento, torra e preparo da bebida. Este módulo oferece um panorama geral da cadeia do café.

Este curso é oferecido em um nível somente, e é pré requisito para todos os outros módulos

BARISTA



Ensina as habilidades práticas que o barista necessita quando estiver atriz de um espresso bar. Ensina regulagem do moinho, técnicas de vaporização de leite e latte art, dá noções de higiene e segurança, atendimento aos clientes e noções básicas de como operar um negócio.

Este módulo é oferecido em três níveis, Fundamental Intermediário e Profissional.

CAFES FILTRADOS



Abrange os diversos métodos de preparo de cafés filtrados, abordando todas a variáveis que influenciam na qualidade da extração do café. Este módulo aborda o estudo dos perfis de moagem do café, os diferentes métodos de preparo, a medição da concentração da infusão e a correlação com a extração no ábaco.

Este módulo é oferecido em três níveis, Fundamental Intermediário e Profissional.

TORRA



Este módulo se aprofunda no processo de torra dos cafés,incluindo o ciclo da torra, níveis de torra, identificação dos defeitos provenientes da torra, mudanças físicas e químicas que ocorrem durante o processo de torra, bem como gerenciamento do fluxo de produção da torra.

Este módulo é oferecido em três níveis, Fundamental Intermediário e Profissional.

ANÁLISE SENSORIAL



Trata da avaliação sensorial de uma maneira interativa e prática. A Análise sensorial investiga a maneira que percebemos os aromas e sabores e como avaliar as características naturais dos cafés para aplicar estes conhecimentos no seu negócio.

Este módulo é oferecido em três níveis, Fundamental Intermediário e Profissional.