Campeonato Brasileiro de Brewers 2017

No Limiar da Quarta Onda do Café
abril 9, 2017
Coffee Hunting – Espírito Santo – Zuccon
julho 9, 2017

Entre os dias 28/04 a 01/05 aconteceram os campeonatos nacionais de barismo das categorias Brewers Cup, Latte Art, Coffee in Good Spirits e Cup Tasters. O evento foi organizado pela BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association), na cidade de Varginha, no interior de minas gerais. Foi a primeira vez em muitos anos que a associação coordenou o evento - que costumava ser encabeçado pela ACBB - e o fez com maestria.

O evento reuniu baristas, espectadores, juízes e produtores de várias regiões do país, resultando em uma interação muito rica entre todas as etapas da cadeia do café, desde o produtor até o consumidor final.

A equipe do Lucca foi muito bem representada por três baristas nas categoria de Brewers cup e Coffee in good spirits. Após semanas de treinamento com Georgia Franco.

Uma das categorias do campeonato é Coffee In Good Spirits, de preparo de drinks alcoólicos com café. Os competidores devem preparar dois drinks de assinatura a base de café: um quente e um gelado. E na etapa final a missão é fazer drink clássico Irish Coffee. Juliano Lamur foi o barista representante no Lucca nessa categoria e foi finalista, levando o sexto lugar pra casa.

Na categoria Brewes Cup - de preparo de café filtrado - participaram os baristas do Lucca: Rafael Serato e Camila Franco. Nessa competição os baristas escolhem seu café e o preparam no método também a sua escolha - e o devem apresentar aos juízes sensoriais. nessa etapa é considerado tanto os atributos sensoriais do café como o serviço de preparo.

Rafael Serato se apresentou usando um café da fazenda Barinas, e o preparou no método Pressca, e o descreveu como encorpado e com sabor frutado de frutas tropicais.

Camila Franco competiu usando um microlote da fazenda Forquilha do Rio, chamado de Florada de Março, produzido por Afonso Lacerda. O método usado foi a Kalita Wave.

Camila foi a campeã da categoria, levando o troféu dourado pra casa e uma vaga no campeonato mundial em Budapeste.

Camila e Rafael competiram no Campeonato Brasileiro de Brewers organizado pela BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais em Varginha/MG. Camila foi a Campeã e irá representar o Brasil no Mundial em Budapest – Hungria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *